Inimigos mais inteligentes com máquina de estado finito e armas para o jogador

Olá! Estou de volta para uma atualização rápida. Desde o meu último post, ‘The Adventures of the Lone Bounty Hunter’ ficou um pouco mais perigoso porque eu passei um tempo trabalhando na IA dos inimigos e em um sistema de armas.

Estou utilizando uma máquina de estados finitos (finite state machine ou FSM) bem simples para a IA. Os inimigos vão caminhar em uma área ao redor deles, até que o jogador se aproxima, neste momento o inimigo irá em direção ao jogador, e se tiver uma chance irá atacar. Como era de se esperar ainda existe alguns bugs, e problemas com o balanço.

Já para o sistema de arma, ele permite que eu gere qualquer número de projéteis em qualquer ângulo mirando na direção do mouse. Eu passei um bom tempo tentando descobrir como fazer isso, para qualquer pessoa que saiba matemática isso não é difícil, mas como eu não sei muito coisa foi um desafio divertido.

No momento a munição é infinita, o jogador só precisa recarregar após alguns tiros, mas isso vai mudar, para apenas permitir que o jogador carregue uma quantidade limitada de munição para cada arma, para encorajar o jogador a mudar a forma com que ele joga, e para ter alguma coisa para gastar seu dinheiro suado.

Mas por enquanto, eu acho que é hora de parar de programar por um momento e focar um pouco mais na arte do jogo, fazer alguns efeitos sonoros, algumas partículas, você sabe, fazer com que tudo fique um pouco mais bonito.

Mais uma coisa, estou muito feliz com a forma que o jogo está tomando, esse projeto está me permitindo colocar tudo o que sei em prática e além de aprender muito ao longo do caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *